sábado, 24 de novembro de 2012

Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo


"Com o óleo da alegria consagrastes Sacerdote eterno e Rei do universo o vosso Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor, para que, oferecendo-Se no altar da cruz, como vítima de reconciliação, consumasse o mistério da redenção humana e, submetendo ao seu poder todas as criaturas, oferecesse à vossa infinita majestade um reino eterno e universal: reino de verdade e de vida, reino de santidade e de graça, reino de Justiça, de amor e de paz". 

 (Missal Romano; Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo; Prefácio)

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

É necessário reeducar e reabilitar os presos, afirmou Bento XVI


 
“Onde existe confiança na possibilidade de renovação, a prisão pode desempenhar sua função re-educacional," diz Bento XVI
Nesta quinta-feira, 22, o Papa Bento XVI, falou aos participantes da 17ª Conferência dos Diretores das Administrações Penitenciárias do Conselho da Europa, em audiência na Sala Clementina, no Vaticano.
O papa iniciou seu discurso felicitando os participantes da Conferência e cumprimentando o Ministro da Justiça do Governo Italiano, professor Paola Severino e a Secretária-geral Adjunta do Conselho da Europa, dra. Gabriela Battaini-Dragoni.

Bento XVI ressaltou em todo o discurso a necessidade de repensar a forma como as penas são aplicadas àqueles que estão presos.  Para o Papa, a aplicação das penas deve ter uma atenção especial e, ao lado do parâmetro da justiça, outro elemento essencial, deve ser o respeito à dignidade humana e aos direitos humanos.

O Pontífice acredita que são necessários constantes esforços para que o detento seja reabilitado e reeducado para o convívio social sadio, não bastando somente sua detenção.

“A necessidade pessoal do preso submeter-se na prisão a um processo de reabilitação e maturação é, de fato, uma necessidade da própria sociedade, tanto para recuperar alguém que possa dar uma contribuição útil para a sociedade e também porque um tal processo torna o prisioneiro menos suscetível de reincidência e assim colocar em perigo a sociedade,” disse Bento XVI.

Para o papa, esse processo de reeducação é tão importante quanto a aplicação da justiça humana sobre aqueles que comentem algum tipo de crime. “O propósito da reeducação da sentença deve ser considerada não como um aspecto auxiliar ou secundário do sistema penal, mas como sua característica culminante e definidora”

Ao mesmo tempo, Bento XVI não dispensou a responsabilidade do detento em se comprometer com a sua reabilitação. “É essencial que o papel das instituições prisionais e pessoal seja correspondido por uma disposição correspondente por parte do preso ao passar por um período de formação,” reforçou o Santo Padre.

Encerrando, o Papa reafirmou a necessidade da reeducação do prisioneiro, dizendo que “onde existe confiança na possibilidade de renovação, a prisão pode desempenhar sua função reeducacional."

Por fim, Bento XVI homenageou todos aqueles que na administração penitenciária desempenham suas funções com zelo e dedicação. Disse ainda que essas pessoas devem trazer em si a mentalidade do próprio Cristo que veio para salvar não os justos, mas o pecadores.

Festa de Jesus Libertador 2012

De 21 a 25 de novembro
Tema: Jesus Cristo, Rei do Universo

Programação

21/11 às 19:30 – Tema: O criador do mundo vos dará espirito e vida.
Celebrante: Pe. Artur Figueiredo
Animação das comunidades Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora das Dores

22/11 às 19:30 – Tema: Continuaremos seguindo a aliança.
Celebrante: Pe. Romualdo Vieira
Animação das comunidades Santo Expedito e São João Batista

23/11 às 19:30 – Tema: Jesus disse: minha casa será casa de oração
Celebrante: Pe. Francisco Evaristo
Animação das comunidades Santa Clara e Sagrada Família

24/11 às 09 horas da manhã – Missa dos enfermos
Celebrante: Pe. Paulo Sergio
Animação da Comunidade Jesus Libertador

24/11 às 19:30 - Tema: Deus é o Deus comprometido com a vida.
Celebrante: Pe. Adeildo Ferreira
Animação das comunidades São Francisco de Assis e Santo Antonio

25/11 às 16 horas – Jesus Cristo, Rei do Universo
Celebrante: Pe. Carlinhos
Animação das comunidades Jesus Libertador e Santa Luzia

Todos os dias teremos barracas com comidas.
No dia 28/11 às 15 horas será realizado o encontro da Melhor Idade na Comunidade.

No dia 25/11 às 10 horas haverá o sorteio de:
1º prêmio: Liquidificador, celular, máquina de cortar cabelos e ferro de passar roupa
2º prêmio: Forno de microondas, edredon, batedeira e conjunto de toalhas
3º prêmio: Mini Hifi System PHII mp3 rádio AM FM CD e uma cafeteira
4º prêmio: TV Panasonic 32" HDMI com entrada para cartão micro SD e USB e Wifi
5º prêmio: Máquina de lavar roupas Eletrolux 8kg

A cada ano unidos estamos para celebrar a festa do nosso padroeiro "Jesus Libertador", por esta razão a nossa comunidade conta com a presença da sua ilustre família. Para que durante todas as noites possamos celebrar, louvar, agradecer pelos dons que ele nos concede. Jesus Cristo, Rei do Universo tem misericórdia de nós e de toda humanidade!

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Lucas 18, 35-43

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

35Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. 36Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. 37Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. 38Então o cego gritou: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” 39As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 40Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: 41“Que queres que eu faça por ti?” O cego respondeu: “Senhor, eu quero enxergar de novo”. 42Jesus disse: “Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou”. 43No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

ANO DA FÉ: Papa destaca três vias para conhecer Deus

 'É sempre Ele (Deus) que nos faz entrar na sua intimidade, revelando-se e doando-nos a graça para poder acolher esta revelação na fé', destaca Papa
Quais as vias de acesso para conhecer Deus? Este foi o tema central da catequese realizada pelo Papa Bento XVI na Sala Paulo VI nesta quarta-feira, 14. O Santo Padre citou três vias básicas para esse acesso: o mundo, o homem e a fé. Ciente de que existe no mundo o risco de desviar o homem desses caminhos, Bento XVI destacou o fato de que Deus nunca se cansa de buscar o homem, pois o ama.

“Há algumas vias que podem abrir o coração do homem ao conhecimento de Deus, há sinais que conduzem para Deus. Certo, muitas vezes corremos o risco de sermos ofuscados pelo brilho do mundanismo, que nos tornam menos capazes de percorrer tais caminhos ou de ler tais sinais. Deus, porém, não se cansa de procurar-nos, porque nos ama”.

O Papa lembrou que, na busca por conhecer Deus, o primeiro passo é do próprio Deus, antecedendo cada iniciativa do homem. “É sempre Ele que nos faz entrar na sua intimidade, revelando-se e doando-nos a graça para poder acolher esta revelação na fé”.

Referindo-se às três vias que conduzem à descoberta de Deus, Bento XVI destacou que uma delas é relativa ao própria mundo, ou seja, é saber contemplar com olhos atentos a criação. “O mundo não é um magma disforme, mas quanto mais o conhecemos, mais descobrimos os surpreendentes mecansimos, mais vemos um projeto, vemos que tem uma inteligência criadora”.

O segundo caminho é o homem. Nesse aspecto, o Papa recordou uma célebre frase de Santo Agostinho que diz que “Deus é mais íntimo a mim quanto o seja eu a mim mesmo (cfr Confessioni III, 6, 11)”. E aí também o Papa citou o risco de perder, no mundo de hoje, a capacidade do homem olhar profundamente para dentro de si mesmo.

Como terceira via, Bento XVI destacou a fé. “A fé, de fato, é encontro com Deus que fala e opera na história e que converte a nossa vida cotidiana, transformando em nós a mentalidade, juízos de valor, escolhas e ações concretas. Não é ilusão, fuga da realidade, refúgio confortável, sentimentalismo, mas é implicação de toda a vida e é anúncio do Evangelho, Boa Notícia capaz de libertar todos os homens”.

Por fim, o Santo Padre destacou que um cristão fiel ao projeto de Deus já é uma via privilegiada para aqueles que estão na indiferença ou na dúvida sobre a sua própria existência ou ações. “Isto, porém, pede a cada um para tornar sempre mais transparente o próprio testemunho de fé, purificando a própria vida para que seja conforme a Cristo”.

domingo, 11 de novembro de 2012

Acesse:

O site da Paróquia Sagrada Família: 


Atualizado diariamente pela nossa Pascom Paroquial! 

Deus abençõe!!!

32º Domingo do Tempo Comum - Marcos 12,38-44

Domingo, 11 de Novembro de 2012

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 38Jesus dizia, no seu ensinamento a uma grande multidão: “Tomai cuidado com os doutores da Lei! Eles gostam de andar com roupas vistosas, de ser cumprimentados nas praças públicas; 39gostam das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos melhores lugares nos banquetes. 40Eles devoram as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações. Por isso eles receberão a pior condenação”.
41Jesus estava sentado no Templo, diante do cofre das esmolas, e observava como a multidão depositava suas moedas no cofre. Muitos ricos depositavam grandes quantias.
42Então chegou uma pobre viúva que deu duas pequenas moedas, que não valiam quase nada.
43Jesus chamou os discípulos e disse: “Em verdade vos digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. 44Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Evangelho (João 2,13-22)

Sexta-Feira, 9 de Novembro de 2012
Dedicação da Basílica do Latrão

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós!
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

13Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. 14No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. 15Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 16E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” 17Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”. 18Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?” 19Ele respondeu: “Destruí este Templo, e em três dias o levantarei”. 20Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?” 21Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. 22Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Novo Bispo de Patos/PB: Padre Eraldo Bispo da Silva



Na manhã de hoje quarta-feira, 07 de novembro, às 7h, o Papa Bento XVI nomeou Pe. Eraldo Bispo da Silva, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Vigário Geral da Diocese de Barreiras, como o 4º Bispo para a Diocese de Patos na Paraíba.
 A Diocese de Barreiras recebeu a notícia que foi por Dom Josafá Menezes da Silva em Missa celebrada na Catedral São João Batista, logo após a publicação feita pela Santa Sé. O Bispo diocesano presidiu a ação de graças e o Mons. Eraldo, o Pároco da Catedral, Padre Verneson, e outros Padres da Diocese de Barreiras concelebraram. Religiosas, Diáconos e muitos fiéis participaram da celebração.
A Diocese de Barreiras, nos seus 33 anos, tem pela segunda vez a satisfação de ver um Padre de seu presbitério, elevado ao ministério episcopal. Em 24 de abril de 2002 viveu a alegria semelhante com a nomeação do Padre Paulo Romeu Dantas, na época Pároco da Catedral de São João Batista, para Bispo Diocesano de Alagoinhas.
Depois de 27 anos de presença e missão passando por várias Paróquias e Coordenações Pastorais na Diocese de Barreiras Padre Eraldo deixa sua marca de disponibilidade apostólica, de um zelo muito grande pelo ministério sacerdotal, consciente de que sua missão é a do serviço ao Reino de Deus.
Pe. Eraldo nasceu no dia 13 de agosto de 1966, na cidade Monteiro na Paraíba. Filho de Pedro Moreira da Silva e Maria José Bispo Moreira é o 6º de oito filhos do casal.
Pe. Eraldo cursou as séries iniciais e 2º grau na Paraíba.
Desde a primeira comunhão começou perceber o chamado para consagração sacerdotal. Foi acompanhado por Religiosas, pelo Pároco de sua cidade e pelas lideranças das comunidades. Através de uma Religiosa entrou em contato com Dom Ricardo e por ele foi acolhido com entusiasmo em 17 de dezembro de 1985 na condição de candidato ao Seminário. No início de 1986 foi para o Seminário Santa Cruz de Goiânia onde cursou Filosofia e Teologia.
Foi ordenado Diácono dia 04 de agosto de 1992 na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Barreiras e ordenado Sacerdote por Dom Ricardo Weberberger, no dia 24 de abril de 1993 na cidade de Monteiro na Paraíba.
Como Sacerdote na Diocese de Barreiras Pe. Eraldo exerceu as seguintes funções: Em 1993, Vigário Paroquial na Paróquia de Santa Rita de Cássia, 1994-1999, Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Srª Aparecida de São Desidério e Coordenador do Vicariato IV, 1994-2003, Coordenador Diocesano da Pastoral do Dízimo, 1995-1996, Coordenador Diocesano da PJ, 1997-1999, Coordenador Diocesano de Pastoral, 1997-2005, fez acompanhamento dos Seminaristas da Diocese no Seminário de Goiânia, até o momento atual responsável pelos processos de Nulidade Matrimonial (Auditor), 1995-1999 e de 2002 até agora, Secretário do Conselho Presbiteral, 2000-2004, Pároco da Paróquia Senhora Santana em Riachão das Neves, 2003-2004, Coordenador de Diocesano de Pastoral e do Vicariato III, 2005 até agora, membro do Colégio dos Consultores e do Conselho Econômico da Diocese de Barreiras, 2005-2001, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Luís Eduardo Magalhães, 2008-2009, Coordenador do Vicariato IV, 2010 ao início de 2012, Coordenador Diocesano da Pastoral do Dízimo, 2010 até agora, membro da Equipe de Acompanhamento aos Seminaristas, 2010, Administrador Diocesano, 2011 até agora, Vigário Geral da Diocese de Barreiras, 2012, Pároco da Paróquia Nossa Srª do Perpétuo Socorro no Bairro Sandra Regina em Barreiras, 2012, Secretário Executivo da Comissão Diocesana de Justiça e Paz.
Realizou os seguintes cursos depois do Seminário: 2001-2002, Metodologia da Formação Presbiteral e Religiosa para Formadores na Universidade Católica de Salvador-BA - UCSAL e em 2002 foi em Direito Canônico no ITEPAL na Colômbia.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A morte não tem poder sobre nós!!!

Eis a feliz notícia que a toda humanidade trouxe alegria e paz! Ao vencer com sua morte de cruz e feliz ressurreição o poder infernal da morte, Cristo paga o resgate eterno por nossas vidas, quebra os grilhões que nos prendiam desde os tempos primeiros. Somos agora livres, e a morte torna-se passagem pra o abraço definitivo e aconchegante no colo do Pai.

Não celebram os mortos, celebramos sim sua vida nova, que será também a nossa. Portanto queridos irmãos, vivamos com alegria e esperança cada dia na certeza de que a morte não é o fim de tudo, mas bendigamos ao Cristo que nos proporcionou tamanha  e incalculável riqueza.
Sermos com Ele eternos!!












Pároco da Sagrada Família (Campina Grande/PB)

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Papa dedica mensagem ao Dia de Todos os Santos


O Papa Bento XVI dedicou o Angelus de ontem na Praça São Pedro, ao dia dos Santos que se comemora hoje. "A comunhão dos santos é uma realidade que começa aqui embaixo na terra e alcança a sua plenitude no Céu", afirmou o Papa. 
   
"Nos santos vemos a vitória do amor sobre o egoísmo e sobre a morte, vemos que seguir Cristo leva à vida, à vida eterna, e dá sentido ao presente, a cada átimo que passa, porque o preenche de amor, de esperança", destacou o Pontífice.  
  
"Só a fé na vida eterna nos faz amar de verdade a história e o presente, mas sem apegos, na liberdade do peregrino, que ama a terra porque tem o coração no Céu", disse Bento XVI.    

Segundo o Papa, "no mundo terreno, a Igreja está no começo deste mistério de comunhão que une a humanidade, um mistério totalmente concentrado em Jesus Cristo, é Ele que introduziu no gênero humano esta nova dinâmica, um movimento que a conduz em direção a Deus e ao mesmo tempo para a unidade, em direção a paz no sentido mais profundo".

"Ser cristãos, fazer parte da Igreja significa abrir-se para esta comunhão, como uma semente que brota na terra, morrendo, e brota em direção ao alto, em direção ao céu".   

E os Santos "viveram intensamente esta dinâmica, em cada um deles, de forma muito pessoal, Cristo se fez presente, graças a seu Espírito que opera diante da Palavra e os Sacramentos. De fato, o estar unidos em Cristo, na Igreja, não anula a personalidade, mas a abre, a transforma com força no amor, e lhe confere, já aqui na terra, uma dimensão eterna", finalizou o Pontífice.


Fonte:  Agência ANSA