quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Papa Bento XVI se diz 'consternado' com incêndio em Santa Maria

Pontífice enviou pêsames e palavras de conforto às famílias de vítimas.
Incêndio em boate matou 231 na madrugada de domingo (27) no RS.

O Papa Bento XVI declarou-se na segunda-feira (28) "consternado" pelo incêndio que matou 231 pessoas em Santa Maria (RS), compartilhou "a dor" de todos os atingidos e orou para pedir confortou aos feridos.
Em um telegrama de pêsames enviado em nome do pontífice pelo secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone, ao arcebispo da cidade de Santa Maria, monsenhor Hélio Adelar Rubert, Bento XVI manifestou sua 'participação na dor' dos familiares, segundo o Vaticano.

"Consternado pela trágica morte de centenas de jovens em um incêndio em Santa Maria, o Sumo Pontífice pede que sejam transmitidos aos familiares das vítimas seus pêsames e participação na dor de todos os atingidos", afirma o texto divulgado pelo gabinete de imprensa do Vaticano.
"Confio a Deus Pai Misericordioso os falecidos e peço ao Céu conforto e melhoras para os feridos", escreveu.
O telegrama termina com a bênção apostólica para todos os que foram afetados pela tragédia.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Seminário de Vida no Espírito Santo



congressoi_280x1691O Grupo de Oração CRES da Renovação Carismática Católica da Paróquia da Sagrada Família, realiza de 14 a 20 deste mês o Seminário de Vida no Espírito Santo.
O Seminário de Vida no Espírito Santo é um encontro marcado por palestras, louvor e orações e tem por finalidade ajudar os participantes a ter uma experiência rica na graça de Deus. Também é uma oportunidade de encontro com Cristo para refletir e viver experiências de fé fundamentadas nas palestras que serão ministradas.
O encontro tem inicio nesta segunda-feira dia 14 às 19:30 na Igreja de São Francisco de Assis, Rua Jamila Abraão Jorge 192, bairro das Malvinas e vai até o dia 20.
O Seminário de Vida no Espírito Santo é destinado a todas as pessoas e as inscrições são gratuitas, podendo ser feitas no próprio dia.
Com esse seminário o Grupo CRES e a Paróquia da Sagrada Família atende a um apelo do Papa para viver intensamente o “Ano da Fé”.
Venha participar e traga a sua família!!
Fonte: Grupo CRES

Papa destaca que a fé não deve ser limitada à esfera das emoções


Jéssica Marçal

Da Redação


Arquivo/CTV
'Deus não parou nas palavras, mas nos indicou como viver, partilhando da nossa própria experiência, exceto no pecado', destacou o Papa na catequese
O mistério da Encarnação de Jesus. Esse foi o tema central da catequese do Papa Bento XVI com os fiéis na Sala Paulo VI, no Vaticano, nesta quarta-feira, 9. O Santo Padre destacou que a encarnação de Deus e o seu modo de agir são um estímulo para que os homens possam refletir sobre a sua fé, que não deve ser simplesmente emotiva, mas atingir uma concretude.

O Santo Padre enfatizou que o agir de Deus não se limita às palavras, mas imerge Ele próprio na história humana e assume para si o cansaço e o peso da vida humana.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Catequese de Bento XVI – 09/01/2013


“Este modo de agir de Deus é um forte estímulo para nos interrogarmos sobre o realismo da nossa fé, que não deve ser limitado à esfera do sentimento, das emoções, mas deve entrar no concreto da nossa existência, deve tocar, isso é, a nossa vida de cada dia e orientá-la também de modo prático. Deus não parou nas palavras, mas nos indicou como viver, partilhando da nossa própria experiência, exceto no pecado”.

Refletindo sobre o significado da palavra “encarnação”, especificamente sobre a expressão “o Verbo se fez carne”, Bento XVI explicou que a salvação trazida por Deus fazendo-se carne toca o homem na sua realidade concreta e em todas as situações em que se encontra.

“Deus assumiu a condição humana para curá-la de tudo aquilo que a separa Dele, para permirtir-nos chamá-lo, no seu Filho Unigênito, com o nome de “Abbá, Pai” e ser verdadeiramente filhos de Deus”, disse.

E sobre a tradição de trocar presentes no Natal, o Papa lembrou que este é um gesto que normalmente expressa afeto com as pessoas mais próximas, mas o verdadeiro e grande presente é o próprio Cristo, Deus que assumiu a condição humana para doar-lhe a sua divindade.

Encerrando seu encontro com os fiéis, Bento XVI convidou todos a meditar sobre a riqueza do Mistério da Encarnação, “para deixar que o Senhor nos ilumine e nos transforme sempre mais à imagem do seu Filho feito homem para nós”. 

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Papa pede fim da guerra na Síria antes que país vire 'campo de ruínas'


Bento XVI pediu intervenção da comunidade internacional no país.
Guerra civil matou ao menos 60 mil na Síria, segundo a ONU.

Da Reuters
O papa Bento XVI pediu nesta segunda-feira (7) que a comunidade internacional acabe com o que ele chamou de interminável carnificina na Síria, antes que o país inteiro se torne um "campo de ruínas".
O papa fez o apelo em termos particularmente fortes durante o discurso anual "O Estado do Mundo" para diplomatas autorizados junto ao Vaticano.
Ele disse que a Síria, onde a ONU estima que mais de 60 mil pessoas foram mortas, foi "despedaçada pela interminável carnificina e é palco de terrível sofrimento para a população civil".
Bento XVI pediu o "fim de um conflito que não conhecerá vitoriosos, mas apenas derrotados, caso continue, deixando para trás nada mais que um campo de ruínas".
O papa pediu que diplomatas de quase 180 países e organizações mundiais pressionem seus governos a fazerem tudo que for possível a fim de enfrentar esta "grave situação humanitária".
"Autoridades civis e políticas, antes de todas as outras, têm a grave responsabilidade de trabalhar pela paz", disse o papa aos enviados reunidos na Sala Regia do Palácio Apostólico do Vaticano.
"Eles são os primeiros a serem chamados para solucionar numerosos conflitos que causam derramamento de sangue em nossa família humana, começando com a região privilegiada por Deus, o Oriente Médio", disse em um discurso feito em francês.
O discurso do papa acontece um dia após o presidente sírio, Bashar al-Assad, ter rejeitado negociações de paz com seus inimigos em um discurso com tom desafiador, que seus opositores descreveram como uma renovada declaração de guerra.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

ANO NOVO – TEMPO DE RENOVAÇAO


Para todos os povos e em vários tempos da historia, o final de um ano sempre causou apreensão, medo e certa ansiedade, com o que haveria de vir. O tempo estaria sendo encerrado? Estaria à volta de Cristo já as portas do ano seguinte? Haveria alguma chance para a humanidade? Estes temas foram sempre abundantes e povoaram o imaginário popular, fazendo muitos deixarem seus projetos e sonhos de lado e afundarem em profunda angústia. Para nós que temos fé, se vislumbra um novo tempo, uma nova chance de sermos melhores, novas oportunidades e projetos podem ser executados. Precisamos estar cada dia mais unidos no ano novo de 2013, juntando nossas forças para que em nós e no nosso meio, triunfe o bem. Muitas maravilhas iremos cantar como Maria, ao enumerar as que Deus realizou em si.  Temos como equipe administrativa muitos projetos, e contando com a força da fé e dinamismo das pastorais poderemos realizá-los.
Este primeiro momento dedicamos ao conhecimento da realidade pastoral, social, religiosa deste grande bairro, e para a partir dai elaborar como caminhar. Todos são parceiros e protagonistas desta evangelização. Portanto contamos com suas orações e seu empenho de batizado. Seja rechaçada de nosso meio qualquer ação maligna de negatividade e sejamos todos promotores da paz que constrói a vida e a comunidade.
Meu carinhoso agradecimento por todos os votos de apoio ao nosso trabalho pastoral.
RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82uEQm46RuVa3In3uGziD5vFnQ7FSxTgbp9065XTfmXxTslS8P7uS9GOdiYzxvI1vT_Qkpx1iJe1UPL1KkGweP8JAJtU9VBFQx0AUFOSQNt1zfspRTSqpN-qKw
FELIZ ANO NOVO