Os coordenadores da Renovação Carismática Católica (RCC) estão entusiasmados com a presença ilustre do Papa Francisco em seu 37º Congresso Internacional, a ser realizado em Roma, dias 1º e 2 de junho.
A notícia foi propagada em janeiro e o Vaticano confirmou a presença do pontífice. A notícia foi revelada publicamente pelo coordenador do escritório internacional do movimento Salvatore Martinez, em entrevista a Rádio Vaticano.
“A notícia da presença do Santo Padre na Convocação da Renovação suscita em mim uma gratidão amorosa de um filho que olha o cuidado, o afeto, a força, a liberdade do pai. Por ocasião da minha audiência privada com o Papa Francisco em 9 de setembro, havíamos falado da nossa Convocação. O Papa já estava informado a respeito e manifestou o desejo de participar. A notícia ficou sob embargo até a Vigília do Natal, quando chegou a comunicação oficial da Secretaria de Estado”, contou Martinez que também é membro do Pontifício Conselho para os Leigos.
A coordenação da RCC no Ceará vibrou com a notícia. ” É um marco para nossa história” disse o Francisco Timá, coordenador estadual. Timá informou que haverá representação cearense neste Congresso Internacional da RCC.
A condução neste ano de 2014 para os membros da RCC gira em torno da unidade. “O direcionamento da coordenação nacional para ser desenvolvido em todo o Brasil durante todo este ano é: ‘conservar a unidade do Espírito pelo vinculo da Paz’ (cf.Ef 4,3)”, explicou Timá.
Na ocasião, o coordenador comentou sobre o pontificado de Francisco: “As expectativas com o Papa Francisco são as melhores não só para nós RCC, mas claro para toda Igreja, Ele é maravilhoso, com iniciativas tão simples está conquistando todo o mundo,ano passado Ele se encontrou com todas as expressões carismáticas do mundo na praça de São Pedro onde tive a oportunidade de estar presente”.
Somente no Ceará o movimento mantém 700 grupos de oração. No Brasil, atualmente, são 20 mil Grupos de oração. Também existem iniciativas de evangelização como o Jesus no Litoral, realizado no período de férias, onde jovens escolhem alguma região praiana para evangelizar.
O Papa Francisco e a RCC
Quando cardeal em Buenos Aires o Papa participava com regularidade dos encontros anuais do movimento. Aos jornalistas contou certa vez que logo início que “não podia vê-los”. Era um severo crítico. Mas confidenciou: “Eu me arrependi. Depois conheci melhor. Verdade é também que o movimento, com bons conselheiros, fez uma boa estrada. E agora penso que esse movimento faz muito bem à Igreja, em geral.Eu sempre lhes favoreci, depois que me converti, quando eu vi o bem que faziam”.
Fonte: http://blog.opovo.com.br/ancoradouro/rcc-coordenacao-estadual-vibra-com-presenca-papa-francisco-em-congresso-internacional-movimento/