domingo, 30 de novembro de 2014

Papa Francisco e patriarca ortodoxo apoiam cristãos do Oriente Médio

 O Papa Francisco e o patriarca ortodoxo Bartolomeu I assina comunicado conjunto durante a visita do pontífice a Istambul

O Papa Francisco e o patriarca ortodoxo Bartolomeu manifestaram apoio neste domingo na Turquia aos cristãos que estão sob a ameaça dos jihadistas no Iraque e na Síria, ao mesmo tempo que afirmaram que não é possível um Oriente Médio sem cristãos".
"Não podemos nos resignarmos a um Oriente Médio sem cristãos, que têm professado o nome Jesus na região durante dois mil anos", afirmaram o papa e Bartolomeu, a principal liderança ortodoxa, em uma declaração comum assinada durante a visita de Francisco a Turquia.
Em uma referência à violência do grupo Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria, alertaram que os cristãos estão sendo perseguidos e expulsos de suas casas.
"A terrível situação dos cristãos no Oriente Médio não requer apenas oração, e sim a resposta apropriada da comunidade internacional", destacaram.
Os dois líderes religiosos defenderam um diálogo construtivo com o Islã, "baseado no respeito e na amizade".
Também neste domingo, o papa Francisco condenou os ataques de sexta-feira contra uma mesquita da região norte da Nigéria, que chamou de "pecado extremamente grave contra Deus".
"Penso com profunda dor em todas as vítimas deste atentado insensato e desumano que atingiu os fiéis muçulmanos", disse o pontífice em um discurso em Istambul, depois de acompanhar uma "divina liturgia" do patriarca ortodoxo Bartolomeu I.
Pelo menos 120 pessoas morreram e 270 ficaram feridas em vários ataques simultâneos durante a oração de sexta-feira na Grande Mesquita da cidade de Kano.
Nenhum grupo reivindicou o atentado, mas as autoridades nigerianas atribuíram aos jihadistas do grupo Boko Haram, que há cinco anos lideram uma insurreição armada na região norte da Nigéria, de maioria muçulmana.

Saiba mais:



1. “Advento” é uma palavra de etimologia latina, que significa “vinda”.



2. O Advento é um tempo litúrgico composto pelas quatro semanas que precedem o Natal, como tempo de preparação para o nascimento do Senhor.

3. O Advento tem como cor litúrgica o roxo, que significa penitência e conversão – neste caso, unidas à esperança diante da iminente vinda do Senhor.

4. O Advento é um período privilegiado para os cristãos, já que somos convidados a recordar o passado, viver o presente e preparar o futuro.

5. O Advento é memória do mistério de graça do nascimento de Jesus Cristo. É memória na encarnação. É memória das maravilhas que Deus faz em favor dos homens. É memória da primeira vinda do Senhor. O Advento é história viva.

6. O Advento é um convite a viver o presente da nossa vida cristã e a experimentar e testemunhar a presença de Jesus Cristo entre nós, conosco, por nós. O Advento nos interpela a viver sempre vigiantes, caminhando pelos caminhos do Senhor em justiça e amor. É uma época de presença encarnada do cristão, quem, cada vez que faz o bem, reatualiza a encarnação e o nascimento de Jesus.

7. O Advento prepara e antecipa o futuro. É um convite a preparar a segunda e definitiva vinda de Jesus Cristo, já na majestade da sua glória. Ele virá como Senhor e como juiz. O Advento nos faz proclamar a fé em sua vinda gloriosa e nos ajuda a preparar-nos para ela. Este tempo já é vida futura, é Reino, é escatologia.

8. O Advento e tempo para a revisão da própria vida à luz da vida de Jesus Cristo, à luz das promessas bíblicas e messiânicas. É tempo para o exame de consciência continuado, arrependido e agradecido.

9. O Advento é projeção de vida nova, de conversão permanente, do céu novo e da terra nova, que só são alcançados com o nosso esforço, de cada dia e de cada ato.

10. O Advento é o tempo de Maria de Nazaré, que esperou, que confiou na palavra de Deus, que se deixou invadir por Ele e em quem floresceu e resplandeceu o Salvador do mundo.

(Artigo publicado originalmente pela


sources: Revista Ecclesia

Perguntas e Respostas sobre o ADVENTO. Clique e saiba!

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Uma Vergonha!


Papa vai rifar presentes para levantar recursos aos pobres

Rifa custa 10 euros e vencedores serão anunciados em 8 de janeiro.
entre as peças estão um chapéu Panamá, um carro, bicicletas e relógios.

Da Reuters
O Papa Francisco faz gesto para a multidão ao chegar à audiência geral semanal na Praça São Pedro, no Vaticano, na quarta-feira (12) (Foto: Reuters/Tony Gentile)
O Papa Francisco faz gesto para a multidão na
Praça São Pedro em 12 de novembro (Foto:
Reuters/Tony Gentile)
Quer um chapéu Panamá que pertenceu ao papa? Agora é sua chance.
O papa Francisco vai rifar seu chapéu da marca Homero Ortega, assim como um carro quatro por quatro zero quilômetros da Fiat, bicicletas, relógio e outros objetos recebidos por ele como presentes, numa tentativa de levantar dinheiro para os pobres.
Um pôster recentemente afixado nos arredores do Vaticano anuncia a rifa de 13 objetos e mais outros 30 "prêmios de consolação" não especificados.
No passado, a maioria dos presentes dados aos papas era discretamente repassada para missões e outras instituições da igreja, ou acabava acumulando poeira em algum depósito do Vaticano.
Francisco, o primeiro papa latino-americano, fez da preocupação com os pobres uma das principais marcas de seu papado. Ele recentemente ordenou a instalação de chuveiros ao redor do Vaticano para que os sem-teto da região pudessem tomar banho.
O valor da rifa é de 10 euros (32,4 reais) e os vencedores serão anunciados no dia 8 de janeiro.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Dom Manoel Delson cria 4 Vicariatos na diocese de Campina Grande e nomeia Vigários Episcopais

Na manhã desta quarta-feira, dia 19, o bispo de Campina grande, dom Manoel Delson, anunciou a criação de 4 Vicariatos na diocese, nomeando seus Vigários Episcopais. O novo Vigário Geral também foi anunciado. As decisões foram comunicadas em reunião extraordinária do Conselho Presbiteral, realizada na Cúria Diocesana.
O Vigário Geral passa a ser o pe. José Assis Pereira Soares (Paróquia de N. Sra de Fátima), substituindo pe. Márcio Henrique. O pe. Luciano Guedes (Catedral) foi nomeado Vigário Episcopal para a Cidade; o pe. Aparecido Francisco Camargo (Santa Rosa de Lima) nomeado Vigário Episcopal para as Cidades Interioranas; o pe. João Paulo Souto Vitor nomeado Vigário Episcopal para a Pastoral, assumindo a função de coordenador Pastoral, substituindo o pe. Aparecido Camargo; e o pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes (N. Sra. Do Rosário) foi nomeado Vigário Episcopal para a Administração.
Dom Delson já havia anunciado a decisão de criar os Vicariatos na diocese de Campina Grande, que tem vasta extensão territorial e um complexo de mais de 50 paróquias e áreas pastorais. O bispo fez uma consulta ao clero, mas explicou que a decisão foi pessoal, feita após muita reflexão e oração.
A posse dos vigários acontecerá no dia 8 de dezembro, dentro das solenidades de Nossa Senhora da Conceição, padroeira diocesana.
OS VICARIATOS
O Vicariato é uma estrutura diocesana que tem a finalidade de facilitar o trabalho e o acompanhamento pastoral, descentralizando as atividades do bispo. O Vicariato pode ser territorial ou ambiental e, no caso de Campina Grande, foram criados dos dois tipos. Os territoriais: Vicariato Episcopal para Campina Grande (paróquias situadas na cidade) e Vicariato Episcopal para as Paróquias Interioranas (nas demais cidades que compõem a diocese). Os ambientais: Vicariato Episcopal para a Pastoral e Vicariato Episcopal para a Administração.
O objetivo maior de um Vicariato é o de criar um elo de união, comunhão e partilha entre os padres, religiosas (os), leigos e o bispo diocesano. Tudo isso em vista de se estabelecer laços mais fortes para que os projetos pastorais se concretizem de maneira eficaz.
Os Vicariatos e seus Vigários episcopais atuarão em profunda unidade com o bispo, que permanece centro dessa unidade e estrutura da Igreja Diocesana.

O VIGÁRIO-GERAL
De acordo com o Direito Canônico, documento que rege a Igreja Católica, o Vigário Geral é o colaborador mais direto do Bispo diocesano no governo da diocese. Para todos os casos que envolve a Igreja particular, ele exerce uma função de colaborador direto do Bispo.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Festa de Padroeiro da Comunidade Jesus Libertador, participe!

Festa de Padroeiro da comunidade Jesus Libertador  de
Se aproxima a festa de Cristo Rei e junto com ela a comunidade Jesus Libertador celebra a sua festa de padroeiro que acontece de 19 a 23 desse mês, a festa contará com a presença de Padres que já passaram pela paróquia, como o Padre Romualdo e o Padre, Adeildo, terá também a participação de todas as comunidades.
Os festejos em honra a Cristo Rei, acontecerá lá mesmo na comunidade de Jesus Libertador, onde todas as noites haverão celebrações eucarísticas, no sábado, a programação será mais extensa e começará logo cedo com a tradicional Missa para os enfermos a partir das 8h00 da manhã, a noite também haverá missa. A comunidade Jesus Libertador é mais uma comunidade que realiza a sua festa de padroeiro na paróquia e conta com a participação de todos para juntos se confraternizarem em torno do altar.
Prosseguindo com a dimensão missionária e fraterna da paróquia da Sagrada Família, agora é a vez da Comunidade Jesus Libertador celebrar os festejos de seu padroeiro, se celebra CRISTO REI DO UNIVERSO, festa que terá seu ápice no próximo domingo, dentro dessa perspectiva, os Padres da Paróquia, Padre Carlinhos, Padre Arthur e Padre Pherikllys, CONVIDAM VOCÊ E SUA FAMÍLIA A SE FAZEREM presentes neste momento bonito de fé e de fraternidade.
A festa começa na Quarta Feira e vai até o domingo próximo e você poderá acompanhar os principais momentos por meio das redes sociais da paróquia da Sagrada Família, ao final da Festa, todas as fotos estarão no site.
Participe!

Papa Francisco visitará os EUA em setembro de 2015

O Papa Francisco durante audiência geral semanal na Praça São Pedro, no Vaticano, na quarta-feira (12) (Foto: Reuters/Tony Gentile)O Papa Francisco durante audiência geral semanal
na Praça São Pedro, no Vaticano, em 12 de
novembro (Foto: Reuters/Tony Gentile)
O Papa Francisco anunciou nesta segunda-feira (17) que vai visitar os Estados Unidos no ano que vem, sua primeira viagem ao país como chefe da Igreja Católica, que tem 1,2 bilhão de fiéis.
A confirmação oficial da viagem aos Estados Unidos era amplamente esperada depois de meses de especulações.
O Papa disse em uma conferência interreligiosa sobre casamento que iria à Filadélfia em setembro, para o Encontro Mundial de Famílias da Igreja Católica.
Espera-se também que a viagem inclua passagens pela Casa Branca e pelo Congresso, em Washington, além da sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, mas o pontífice não mencionou esses locais.
O Papa deve visitar a Turquia e instituições europeias em Estrasburgo, França, em duas viagens separadas ainda neste mês.
Em janeiro, o Papa Francisco vai às Filipinas e Sri Lanka, em sua segunda viagem à Ásia.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Bispo de Palmares/PE proíbe consumo de bebidas alcoólicas em eventos da Igreja

Diocese de Palmares proíbe o uso de bebidas alcoólicas em eventos públicos eclesiais 

Procurando evitar transtornos e desvios de valores dos atos festivos da Igreja Católica, além da condição em evitar todo escândalo e todo procedimento que possa afastar a comunidade e impedir os simpatizantes de se aproximar, Dom Henrique Soares da Costa – Bispo Diocesano de Palmares, vinculado a Província da CNBB Regional NE2, baixou o Decreto nº 02/2014, tornando total e absolutamente proibido o uso de quaisquer bebidas alcoólicas em eventos públicos oficiais de paróquias, movimentos, grupos ou pastorais da Diocese de Palmares, na Mata Sul de Pernambuco.
Para o Bispo, se faz necessário respeitar o trabalho da Igreja na Pastoral da Sobriedade, que visa libertar do vício do álcool os que dele dependem e restaurar as famílias destruídas por este tremendo vício. Segundo o Decreto, os escândalos, mal-estares e motivo de críticas à Igreja de Cristo que o consumo de bebidas alcoólicas em encontros de católicos provoca, devem ser prevenidos. O Decreto entrou em vigor  desde o último dia 07 de novembro, quando foi publicado.


Dom Henrique Soares da Costa
Bispo Diocesano de Palmares



DOM HENRIQUE SOARES DA COSTA



POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA,
BISPO DIOCESANO DE PALMARES



                                   A todos quantos as presentes letras virem saúde, paz e bênção no Senhor.



                                            Decreto nº 02/2014



Proibição do uso de bebidas alcoólicas em eventos públicos eclesiais




            Considerando que, segundo a Palavra de Deus e a constante Tradição apostólica, a Igreja, Esposa de Cristo sem mancha nem ruga (cf. Ef 5,27), é o Templo do Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade (cf. 2Cor 6,16; 1Tm 3,15), que deve fazer resplandecer no mundo a santidade de Cristo;
            considerando que todo cristão, porque está em Cristo, é uma nova criatura (cf. 2Cor 5,17) e deve transparecer esta realidade em todos os seus atos e no seu modo de viver (cf. Cl 3,5-11);
            considerando a severa advertência do Senhor nosso Jesus Cristo e a norma do Apóstolo das Gentes de evitar todo escândalo e todo procedimento que possa afastar os irmãos e impedir os distantes de se aproximar (cf. Mt 18,7; 1Cor 8,9; 10,2-24.31-33);
            considerando o trabalho louvável da Igreja na Pastoral da Sobriedade para libertar do vício do álcool os que dele dependem e restaurar as famílias destruídas por este tremendo vício;
            considerando os escândalos, mal-estares e motivo de críticas à Igreja de Cristo que o consumo de bebidas alcoólicas em encontros de católicos provoca;
            considerando, como Pastor e Pai desta Igreja, o seríssimo dever de agradar antes a Deus que aos homens (At 4,19; Gl 1,10) e de tudo fazer para levar o rebanho do Senhor Jesus a uma vida santa, pura e digna de tudo o que é cristão (cf. Fl 4,8s),




                                                       DECRETAMOS

 Art. 1º. Fica total e absolutamente proibido o uso de quaisquer bebidas alcoólicas em eventos públicos oficiais de paróquias, movimentos, grupos ou pastorais desta Diocese de Palmares.

Art. 2º. Este decreto entra em vigor imediatamente.

Palmares, 07 de novembro, do Ano da Graça de 2014.


Dom Henrique Soares da Costa
Bispo Diocesano



Pe. Geraldo José dos Santos Júnior
Chanceler do Bispado

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Atenção pais e responsáveis: lançado no Brasil novo aplicativo para smartphones e tablets para aproximar as crianças de Jesus

 
pequeninos-do-senhor-2-0-s-307x512
A Associação Católica Pequeninos do Senhor criou uma nova maneira de evangelizar as crianças. Trata-se de levar a mensagem de amor ao próximo e a Deus para crianças conectadas ao mundo virtual.
O novo aplicativo conta com jogos, desenhos para colorir, orações, orientação para catequistas, histórias em texto e áudio contadas por seis personagens do projeto. E já encontra-se disponível, parasmartphones e tablets, para download gratuito.
Quando pensamos em desenvolver o aplicativo Pequeninos, foi com o intuito de ter um produto 100% voltado para as crianças, para que, também de modo lúdico, e com uma mensagem indireta, elas se aproximassem dos ensinamentos de Jesus e caminhassem junto com Ele também no mundo virtual”, destaca a Presidente do projeto, Rachel Abdalla.
Disponível para o sistema Android e IOS, o Aplicativo Pequeninos do Senhor pretende chegar a todas as famílias e crianças do Brasil e de países de língua portuguesa. Além de levar a mensagem de amor, o aplicativo busca unir a família em torno da tecnologia, e, ampliar os laços de amizade entre pais e filhos, que podem interagir juntos nas atividades do aplicativo. “É preciso estar atualizado e, se o mundo dos pequeninos hoje é virtual, que seja também virtual uma das formas de evangelizar, porque não?”, avalia Rachel.
Por meio do aplicativo, crianças e catequistas terão acesso a um rico conteúdo lúdico para interagir. Nos encontros dos Pequeninos nas paróquias, e nas turmas de catequeses, o aplicativo será uma ferramenta de auxílio na evangelização. “É um novo caminho de divulgação e implantação do Projeto nas Paróquias, oferecendo a oportunidade de mais e mais crianças serem evangelizadas na linguagem delas, ou seja, brincando”, aponta Rachel.
A expectativa? Para Rachel, é das melhores: “Esperamos que seja um sucesso de downloads! Trabalhamos na Igreja Católica, na evangelização dos preferidos de Cristo, os pequeninos, e é neles que está a nossa expectativa, onde realmente queremos chegar”.
#pequeninosAPP
O Aplicativo Pequeninos do Senhor apresentará mensalmente “kits” com diversas atividades. A cada mês, a história de um personagem que ilustra o logo do Pequeninos do Senhor será apresentada em texto e áudio, por crianças que participam do projeto em Paróquias.
Os personagens são: Rebeca, Pedro, Sara, Mateus, Lia e Lucas.
Desenhos para colorir, quebra-cabeça, histórias e diversos jogos fazem parte do Aplicativo, e outras novidades serão lançadas dentro de cada mês, para atrair a atenção das crianças e manter o Aplicativo sempre atualizado.
Neste primeiro momento, orações serão disponibilizadas mensalmente com texto e áudio – gravado por crianças.
Os catequistas também terão acesso a material exclusivo de preparação para os encontros com crianças aos domingos, na missa. O espaço “Catequistas” contém o Evangelho de domingo com explicação e sugestão de atividades com as crianças e jovens.
Disponível para smartphones ou tablets,o Pequeninos do Senhor pode ser acessado no Andoid Market e na App Store. É compatível para iPhone, iPad e iPod touch, a partir da versão 5.0 do sistema IOS; e está disponível para mais de 5.900 modelos de dispositivos móveis com o sistema Android a partir da versão 2.0.
No hotsite do aplicativo (http://www.pequeninosdosenhor.org/index.php/app/) é possível acessar o conteúdo e navegar pelo Aplicativo; conferir os screenshots; ler o release; usar o QR-CODE; ver alguns vídeos; e tirar dúvidas.
Projeto Pequeninos do Senhor
Pequeninos do Senhor é uma Associação Católica que tem como missão evangelizar crianças de 3 a 7 anos, no acolhimento durante as Missas e Celebrações aos finais de semana nas Paróquias. Busca levar aos pequeninos a Palavra de Deus, o Amor de Jesus, as virtudes cristãs, e o respeito ao próximo e à criação, de forma lúdica e apropriada a eles.
O tema do ‘Pequeninos do Senhor’ é: “Vinde a mim os pequeninos e não os impeçais porque deles é o Reino dos céus” (Mc 10,14). E o lema é: “Ide por todo o mundo e levai o Evangelho a todas as criaturas” (Mc 16,15).
Esse serviço de evangelização Pequeninos do Senhor teve início em 1997, em Campinas SP, na Paróquia de Nossa Senhora das Dores. O projeto conta com o reconhecimento do Arcebispo e da Arquidiocese de Campinas, além de outras Dioceses e Bispos.
Hoje, o Projeto Pequeninos do Senhor está implantado em mais de 160 Paróquias e Comunidades em vários Estados do Brasil. Já foi implantado também na África, em Angola, Moçambique e Cabo Verde; no Canadá, em Winnipeg; e, no Japão, em Quioto.
Fonte: Zenit

69% da população latino-americana e do Caribe identifica-se como católica, afirma pesquisa

REUTERS523572_Articolo
O Centro de pesquisas dos Estados Unidos Pew Research Center publicou, nesta quinta-feira, 13/11, um amplo levantamento intitulado “Religião na América Latina – Mudança generalizada em uma região historicamente católica”. Com base em entrevistas pessoais realizadas em 18 países da América Latina e Caribe – incluído o território norte-americano de Porto Rico e excluída Cuba – entre outubro de 2013 e fevereiro de 2014, o estudo afirma que 69% da população do continente latino-americano e do Caribe identifica-se como católica.

A América Latina e o Caribe reúnem mais de 425 milhões de católicos, aproximadamente 40% do total da população católica mundial. No Brasil, o número de adultos que se declaram católicos, segundo o relatório, é de 61%. Já o de protestantes e evangélicos é de 26%. Neste ponto, o estudo revela que, atualmente, um em cada cinco brasileiros é ex-católico. O arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, atribui a dois fatores principais essa diminuição dos católicos no Brasil em relação aos 1970, quando 92% da população brasileira se declarava católica.
“Eu creio que, hoje, a propaganda da prosperidade e de resolução de problemas pessoais – como se fosse um pronto-socorro – tem sido muito grande. A isso, soma-se a influência da mídia americana que desde 1970, junto com o interesse político por parte de alguns países, faz de tudo para diminuir a presença católica no Brasil”, afirmou a RV.
Milagres sob encomenda
Dentre os principais motivos apresentados pelos ex-católicos brasileiros para a saída da Igreja católica, para 81% a “busca por uma conexão pessoal com Deus” foi determinante, enquanto para 59% o importante foi “ter encontrado uma igreja que ajuda mais os membros”. Dom Orani acredita que essas respostas refletem a sociedade atual, marcada pelo individualismo e pelo egoísmo.
“Cada um pensa em si e deseja resolver rapidamente os seus problemas. E num país que até bem pouco tempo atrás havia muita dificuldade – e ainda há – com relação à saúde, com relação a atendimento, ter um pronto-socorro espiritual para resolver os seus problemas é algo que tem levado muita gente à adesão dos ‘milagres sob encomenda”, explica o arcebispo do Rio de Janeiro.
Papa Francisco
A pesquisa ouviu ainda a opinião dos católicos latino-americanos sobre a figura de Papa Francisco. Em todos os países, mais de 78% dos católicos são favoráveis ao magistério do Papa. No Brasil, a aprovação de Papa Francisco sobe para 92% enquanto na Argentina é de 98%.
Dom Orani, anfitrião do Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro, acredita que o novo impulso que Francisco trouxe à Igreja “suscita em cada um de nós uma oportunidade de descobrirmos – ainda mais e melhor – os caminhos de evangelização nos tempos atuais para que possamos ficar mais próximos do nosso povo”, concluiu.
Fonte: Rádio Vaticano

Santo Sudário é “catequese vivente que só a fé explica”.

images
O Custódio Pontifício do Sudário de Turim, o Arcebispo italiano Cesare Nosiglia, afirmou que o Santo Sudário que, segundo a tradição, foi o pano que envolveu o corpo de Jesus Cristo depois de sua paixão, é uma catequese vivente sobre a fé.
O Arcebispo de Turim apresentou na Sala de Imprensa da Santa Sé a nova exposição do Santo Sudário, que acontecerá no próximo ano, entre dos dias 19 de abril e 24 de junho sob o lema “O Amor maior”.
Em uma entrevista concedida ao Grupo ACI, Dom Nosiglia assegurou que “todo aquele que vem para rezar e para vê-lo sai impressionado. Tenho certeza de que isso acontece porque é Deus quem olha para eles, quem os chama, há uma mensagem que chega ao coração e à consciência… este sudário é uma catequese vivente que só a fé explica”.
O Prelado afirma que o Santo Sudário descreve perfeitamente a paixão de Jesus narrada pelos Evangelhos. “Encontramos os sinais do Senhor martirizado no Sudário, desde o rosto até a coroa de espinhos, a flagelação em todo o corpo, tanto nas costas como no resto do corpo… depois de tantas investigações que foram feitas e ainda há por fazer”.
“Ninguém conseguiu até agora dar uma resposta que defenda uma posição, só a fé dá a possibilidade de acolher esta realidade da paixão do Senhor, é o Evangelho apresentado em sua realidade crua, mas também em sua beleza e sua profundidade”, disse.
Em 5 de novembro, ao final da Audiência Geral na Praça São Pedro, o Papa Francisco anunciou que visitará Turim (Itália), no dia 21 de junho de 2015 para venerar o Santo Sudário.
Na arquidiocese italiana já começaram os preparativos. “Esperamos que o Papa nos confirme na fé, precisamos de uma injeção de fé em um mundo cada vez mais afastado do evangelho e da tradição cristã. Com a fé em Jesus podemos redescobrir o sentido da humanidade e a sua plenitude”, assinalou Dom Nosiglia.
O Papa Francisco enviou no dia 30 de março de 2013 uma mensagem por ocasião da exposição televisiva do Santo Sudário na Itália, onde animou a deixar-nos olhar pelo homem do Sudário como uma realidade que nos questiona até o mais profundo do coração.
“Este rosto tem os olhos fechados, é o rosto de um defunto e, entretanto, misteriosamente nos olha e, no silêncio, nos fala. Como isso é possível? Como é possível que o povo fiel, como vós, queira parar diante deste ícone de um homem flagelado e crucificado?”
“Esta imagem –gravada no tecido– fala ao nosso coração e nos leva a subir o monte do Calvário, a olhar o madeiro da cruz, a submergir-nos no silêncio eloquente do amor”, expressou o Santo Padre.
Segundo a história da Igreja, os primeiros cristãos levaram consigo o Santo Sudário para preserva-lo da perseguição. Desde Jerusalém e ao longo dos séculos, o Sudário passou por Edesa, Constantinopla, Atenas, Lirey, Chambery e finalmente, chegou a Turim, onde hoje em dia, foi objeto de numerosas pesquisas.
As pesquisas demonstram que este percurso descrito pela história coincide com a procedência dos 57 tipos de pólen que estão incrustados no tecido.