Não se aplaca a onda de violência no México e também os sacerdotes foram vítimas de tentativas de extorsões telefônicas por parte de grupos criminosos.
Pelo menos três sacerdotes foram contatados por delinquentes que afirmavam ter feito um parente como refém ou ameaçando-os de agressões se não entregassem uma quantia em dinheiro. Esses episódios foram referidos pelo Bispo de Aguascalientes (México), Dom José María de la Torre Martin.
Todavia, não se trata de episódios isolados, a partir do momento que em muitas regiões do país se verificaram casos semelhantes, como nos estados de Jalisco, Colima, Puebla, Veracruz, Chihuahua, Zacatecas, Sonora, Mexico e outros.
Na nota enviada à Agência Fides, Dom De la Torre Martin informa que os sacerdotes envolvidos ignoraram as ameaças e se dirigiram às autoridades para pedir proteção.
O bispo destaca ainda que a Igreja vive em primeira pessoa os problemas do país e também é vítima da onda deviolência e de insegurança que prevalece há vários anos e fez muitas vítimas, muitas das quais inocentes.
Dom De la Torre Martin critica também a impunidade, que provoca a desconfiança nas instituições, e considera que a luta empreendida pelo executivo federal (Governo) contra a criminalidade organizada “não será fácil e nem mesmo curta”, mas deverá em todo caso ser levada adiante até o fim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário