Trazer católicos de volta para a Igreja
Estamos no mês das missões; tempo de evangelizar. Penso que mais do que “fazer novos católicos”, temos de buscar aqueles que foram batizados na Igreja, mas se afastaram dela por algum motivo; isto é, evangelizar os batizados. Muitos foram batizados, mas não receberam depois uma boa catequese; por isso, deixaram de frequentar a Igreja, de receber os Sacramentos, de ler a Bíblia, de participar da Missa dominical, etc.
Sabemos que há uma grande maioria de católicos nestes casos. Então, a evangelização mais urgente em nossos dias é “trazer de volta para a Igreja” os seus filhos que a abandonaram por não conhecerem a sua beleza e tudo o que ela representa de bom. Muitos católicos, porque não conhecem a Igreja e a sua verdadeira e bela história, a abandonaram, trocando-a por uma seita fundada por um homem.
O empresário americano Tom Peterson, que voltou à Igreja depois de um retiro espiritual, criou um belo Projeto com o nome “Católicos, voltem para casa”. Publicou um interessante vídeo na internet [http://goo.gl/NsjMY] onde mostra a beleza e a força da Igreja católica, formada de pobres e ricos, de negros e brancos, pecadores e santos, a Instituição que mais caridade faz no mundo (hospitais, orfanatos, creches, escolas…), que desenvolveu a ciência, a arte, a música, o direito, a arquitetura, a astronomia, que fundou no mundo o sistema universitário, que defende a dignidade humana, preserva o casamento e a família, que homenageou os países e cidades com nomes santos, que compilou a Bíblia, assistida pelo Espírito Santo, que guardou a Tradição dos Apóstolos que tem nos guiado por 2000 anos.
Peterson mostra que somos mais de um bilhão de fiéis compartilhando os sacramentos e a Palavra de Deus. Foi o próprio Jesus quem a fundou e lançou seus fundamentos sobre Pedro e os Apóstolos (Mt 16,16-20). Por mais de 2000 anos tivemos uma série ininterrupta de Pastores (Papa, bispos e sacerdotes), guiando a Igreja na verdade, no meio de um mundo confuso e difícil de viver.
Tom Peterson lançou também o livro “Catholics come home” (Católicos, voltem para casa), que a Editora Cléofas agora publicou em português. Fomos atrás de Tom nos EUA, que com muita alegria e satisfação nos atendeu e possibilitou a tradução do livro em português. Este livro é parte integrante do seu Projeto.
Graças à campanha “Catholics come home”, (Católicos, voltem para casa) mais de 200.000 mil pessoas nos Estados Unidos, entre ateus, ex-católicos e católicos não-praticantes, decidiram voltar ao seio da Igreja para viver e testemunhar a fé católica, disse um artigo da Zenit. Org, de 6 de Maio de 2010. Hoje já são milhões que voltaram à Igreja católica.
Estamos empenhados neste Projeto no Brasil. Tom Peterson deverá vir ao Brasil em 2015 para uma série de eventos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário