O que significa Pentecostes?
É uma palavra que vem do grego e significa
"qüinquagésimo". É o 50° dia depois da Páscoa. É a solenidade da
vinda do Espírito Santo. Junto com Natal e Páscoa, forma o tripé mais
importante do Ano Litúrgico. Esse detalhe ajuda a compreender por que Pentecostes
pertence ao Ciclo da Páscoa.
Qual é a cor litúrgica de Pentecostes e seu significado?
O vermelho domina essa solenidade, associado ao fogo,
símbolo do amor. 0 Espírito Santo é chamado de
"Espírito do amor".
Como surgiu a festa de Pentecostes?
Antes de ser uma festa dos cristãos, Pentecostes foi festa
dos judeus, e sua origem se perde nas sombras do passado. Antes de se chamar
assim, tinha outros nomes, e era uma festa agrícola. Em Êxodo 23,14-17 é
chamada de festa da Colheita, a festa dos primeiros feixes de trigo colhidos.
Em Êxodo 34,22 é chamada de festa das Semanas. Por que "festa das
semanas"? A explicação é dada pelo Levítico (23,15-21): calculavam-se 7
semanas a partir do inicio da colheita do trigo. 7 semanas = 49 dias.
Com o tempo, ela perdeu sua ligação com a vida dos
agricultores, recebeu o nome grego de Pentecostes e se tomou festa
cívico-religiosa. No tempo de Jesus, celebrada 50 dias apos a Páscoa, ela
recordava a dia em que no Monte Sinai, Deus entregou as tábuas da Lei a Moises.
Os Atos dos Apóstolos fazem coincidir a vinda do Espírito Santo com a festa
judaica de Pentecostes.
Quem recebeu o Espírito Santo no dia de Pentecostes?
O episodio de Pentecostes é narrado por Lucas em Atos
2,1-11. Sem muita reflexão, seriamos tentados a responder que apenas os Doze
apóstolos é que receberam o Espírito Santo. Mas lendo com atenção o contexto
desse acontecimento poderemos ter surpresas.
De fato, Lucas disse, antes que viesse o Espírito: "Os
apóstolos voltaram para Jerusalém, pois se encontravam no chamado monte das
Oliveiras, não muito longe de Jerusalém: uma caminhada de sábado. Entraram na
cidade e subiram para a sala de cima, onde costumavam hospedar-se. Ai estavam
Pedro e João, Tiago e Andre, Filipe e Tome, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho
de Alfeu, Simão Zelote e Judas, filho de Tiago. Todos eles tinham os mesmos
sentimentos e eram assíduos na oração, junto com algumas mulheres, entre as
quais Maria, mãe de Jesus, e com as
irmãos de Jesus. Nesses dias, ai estava reunido um grupo de mais ou menos cento
e vinte pessoas" (Atos 1,12-15a). No dia de Pentecostes, já com Matias
substituindo o traidor Judas, Lucas afirma que "todos eles estavam
reunidos no mesmo lugar" (2,1). Na fala depois de terem recebido o
Espírito Santo, Pedro cita a profeta Joel, que previa a efusão do Espírito
sobre todas as pessoas: "Nos últimos dias, diz o Senhor, eu derramarei o
meu Espírito sobre todas as pessoas. Os filhos e filhas de vocês vão
profetizar, os jovens terão visões e os anciãos terão sonhos. E, naqueles dias,
derramarei o meu Espírito também sobre meus servos e servas, e eles
profetizarão" (2,17-18; veja Joel 3,1-5). Não se pode, portanto, afirmar
que somente os Doze ap6stolos e que receberam o Espírito.
0 fenômeno de falar em línguas surgiu em Pentecostes?
O dom de falar línguas estranhas era um fenômeno restrito
praticamente às comunidades cristãs de Corinto. Esse dom tem pouco a ver com a
Pentecostes de Atos 2,1-11. Lá em Corinto, as pessoas rezavam a Deus em línguas
estranhas, todas juntas, sem que alguém compreendesse coisa alguma.
Paulo põe ordem nessa "babel", mandando que orem um por vez, com
interprete (1 Coríntios 12-14).
Em Atos as coisas são
bem diferentes: "Todos ficaram repletos do Espírito Santo, e começaram a
falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.
Acontece que em Jerusalém moravam judeus devotos de todas as nações do mundo.
Quando ouviram barulho, todos se
reuniram e ficaram confusos, pois cada um ouvia, na sua própria língua, os
discípulos falarem. Espantados e surpresos, diziam: 'Esses homens que estão
falando, não são todos galileus? Como é que cada um de nós os ouve em sua
própria língua materna? ... E cada um de nós em sua própria língua os ouve
anunciar as maravilhas de Deus!'" (2,4-8.11).
Lucas montou a cena de Pentecostes sobre o molde da entrega
da Lei a Moises, ou seja, sobre o molde do Pentecostes judaico. Compare Atos
2,1-11 com Êxodo 19,1-20,21, e anote as coincidências. Em Êxodo, todo o povo
reunido ao redor do monte; em Atos, o mundo inteiro reunido em Jerusalém. No Êxodo ,
relâmpagos, trovões, nuvem escura etc., símbolos de teofania (= manifestação de
Deus); nos Atos, vento forte, línguas como de fogo, símbolos teofânicos (=
manifestação do Espírito de Deus).
Qual a mensagem de Pentecostes?
A mensagem vem , sobretudo das leituras dessa solenidade,
que são sempre as mesmas: Atos 2,1-11; 1 Coríntios 12,3b-7.12-13; João
20,19-23. Eis alguns temas que deveriam ser aprofundados. 1. O supremo dom do
Pai e de Jesus a humanidade é o Espírito Santo. 2. Soprando sobre os
discípulos, Jesus esta recriando a humanidade mediante o sopro do Espírito. 3.
Recebendo o Espírito de Jesus, os cristãos recebem igualmente a mesma missão.
4. O Espírito é dado a todos. Ninguém fica sem ele, e ninguém o possui
plenamente. 5. O Espírito leva a humanidade a formar uma só família, no amor,
diferentemente de Babel-confusão, em que as pessoas não se entendem.
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