“A alma do preguiçoso deseja, mas nada consegue; já a alma dos diligentes fica satisfeita” (Provérbios 13,4).
Alguém inventou o telefone. Alguém inventou a roda. Alguém inventou o carro. Alguém descobriu a eletricidade, a cura de alguma doença, as leis da física e da química que permitiram imensos avanços na tecnologia.
Imagine se essas pessoas tivessem escolhido ficar jogadas no sofá. Que mundo teríamos?
As pessoas que mudaram o mundo não ficaram sentadas, resmungando, lamentando, criticando e esperando os outros resolverem as coisas. Elas colocaram a mão na massa.
Você é desses que vivem querendo mudar o mundo? Pois muito bem:
- Comece por si próprio
Qual é o sentido de querer mudar o mundo e continuar fazendo tudo igual?
- Faça primeiro o necessário, depois o possível e, no fim, o impossível
Se você quer correr a sua primeira maratona de 42 km, seja realista e tenha paciência: comece correndo poucos quilômetros por dia. Tenha uma meta clara, mas trabalhe nela por etapas.
- Papel e caneta!
Programe a sua semana. Não precisa programar o ano todo. Programe apenas a sua semana. Isto ajudará você a ir criando o hábito de despachar tarefas concretas, inclusive as mais chatas.
- “Olha a formiga, ó preguiçoso; contempla seus caminhos e sê sábio” (Provérbios 6,6)
Olhe ao redor. Observar tudo aquilo que pode inspirá-lo. Pensa no Criador. Depois de contemplar a criação, você consegue imaginar um Deus preguiçoso?
- Use a balança
Compare o que você deixaria de fazer ficando no sofá com aquilo que poderia fazer se pagasse o preço de se levantar dele. O que você ganharia se levantando? O que você perderia ficando no sofá?
- Empregue os seus talentos!
“O bosque seria muito silencioso se só cantassem os pássaros que cantam melhor” (Henry Van Dyke). Você conhece as qualidades que tem? Conheça-se! E use-as para melhorar só o dia de hoje. Vá trabalhando um dia de cada vez. Quando você notar, já terá o hábito de agir para melhorar o mundo!
- Reze!
“A oração é a melhor arma que temos: ela é a chave que abre o coração de Deus” (São Padre Pio). Sem a oração, você só conta com as próprias forças. Com a oração, você conta com a força que vem de Deus! “Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanece em mim e eu nele dá muito fruto, porque, sem mim, nada podeis fazer” (Jo 15, 5).
- Não desista!
“Não nos cansemos de fazer o bem, porque, em seu devido tempo, colheremos se não nos dermos por vencidos” (Gálatas 6,9). Você pode até demorar em ver os resultados, mas Deus enxerga melhor do que você e sabe a hora de fazer frutificar o trabalho das suas mãos e o cansaço dos seus pés.
Saia da zona de conforto e faça um mundo melhor ao seu redor: no seu quarto, na sua casa, com seus irmãos, pais, filhos e amigos; no seu trabalho, no trânsito, no supermercado, na sua rua, na sua vizinhança.
E imagine o que acontecerá com o mundo se todos fizerem apenas isso…
“Muito bem, servo bom e fiel! Foste fiel no pouco; muito agora eu hei de confiar-te. Entra no gozo do teu senhor” (Mt 25,21).
Nenhum comentário:
Postar um comentário