A Diocese de Campina Grande acolheu na noite desta quinta-feira (19) seus dois novos Diáconos. Van Victor Carvalho e Emanuel Augusto foram ordenados por Dom Manoel Delson em Missa solene concelebrada por numeroso clero, familiares e fieis vindos de várias paróquias da diocese. A Celebração aconteceu na Catedral de Nossa Senhora da Conceição.
Para o Diácono Van Victor esse é um momento de colocar a serviço da igreja diocesana todo o aprendizado adquirido durante seus oito anos de formação no Seminário. “É um momento de júbilo e alegria, concretizamos nesta santa missa de ordenação esse momento que damos um sim definitivo, reforçando o pedido desde o dia que Deus nos chamou. Nosso desejo é de servir sempre mais, trabalhando nas formações junto aos movimentos e pastorais de nossas paróquias, se aprofundar e dar continuidade a tudo aquilo que já vínhamos fazendo”, pontuou Van Victor.
Já para o Diácono Emanuel Augusto a missão junto a igreja sempre foi um pedido de Deus em sua vida, respondido com o seu sim definitivo a vocação sacerdotal. “É uma semente que Deus plantou e está desabrochando aos poucos, manifestadas nas pequenas coisas do cotidiano. Quando Deus chama Ele é fiel aqueles que que são convidados. Isso é um sonho que é de Deus e eu deixo que se realize na minha vida “, afirmou o Diácono.
Logo após ordenação os novos Diáconos foram nomeados para desempenhar a função nas Paróquias da Diocese. O Diácono Van Victor continua na Catedral Diocesana, visto que ele já vinha realizando estágio pastoral enquanto seminarista. Já o Diácono Emanuel Augusto foi nomeado para a Paróquia de Santa Ana, no município de Alagoa Nova. Ele estava em estágio pastoral na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Pocinhos.
O DIACONATO
O Diácono é um servo da Igreja. Ele auxilia na liturgia, no serviço aos mais necessitados, realiza batizados, assiste a casamentos, assiste os enfermos com o viático, celebra a Liturgia da Palavra, prega, evangeliza e catequiza. Essa é uma fase importante para o sacramento da ordem, em preparação para o ministério sacerdotal, que é o caso dos ordenados nesta quinta-feira.
Também existem os Diáconos Permanentes, que são simultaneamente pai e esposo, exerce uma profissão civil e se consagram à comunidade eclesial pelo sacramento da Ordem através do Diaconato. Sua vocação abrange três grandes dimensões: familiar, profissional e eclesial. Embora com desafios próprios, estas não deixam de contribuir positivamente para a realização da vocação Diaconal. A Diocese de Campina Grande conta com 4 Diáconos permanentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário