Nos próximos dias 26 e 27 a Diocese de Campina Grande realiza a sua 35ª Assembleia Diocesana de Pastoral. Com tema “Igreja, Mãe que Acolhe na Caridade e na Misericórdia”, a Assembleia convocará todos os participantes à reflexão quanto à questão da acolhida e da misericórdia na elaboração do Plano Pastoral 2016-2019. No dia 25, antes da Assembleia, o Clero estará reunido para formação e espiritualidade quaresmal. A Assembleia será no Centro de Formação Dom Luís Gonzaga Fernandes, no bairro do Tambor.
A Assembleia deste ano vem com um diferencial na sua elaboração, que teve início com as Assembleias Paroquiais, Forâneas e um questionário público sobre a Igreja. “A construção desta Assembleia se deu a partir de dois eixos. Na dimensão mais interna, tivemos as assembleias paroquiais e forâneas e, em seguida, uma reunião do Conselho Diocesano de Pastoral, que, a partir das propostas das Paróquias e Foranias, elegeu as prioridades pastorais para o próximo quadriênio, que são Família, Juventude, Caridade e Acolhida/Comunicação”, explica o Padre João Paulo Vitor, Vigário Episcopal para a Pastoral.
O segundo eixo, segundo o Vigário, permitiu ouvir a opinião pública sobre a Igreja. “Nós contratamos um instituto científico de opinião para saber como a sociedade vê a Diocese de Campina Grande, o Bispo, os padres, a ação da Igreja como um todo. Com as respostas, aliadas ao que obtivemos no primeiro eixo já citado, vamos elaborar um caminho, um Plano Pastoral onde a Diocese vai tentar atender aos anseios das suas comunidades eclesiais como a sociedade em geral”, explicou.
A 35ª Assembleia Diocesana de Pastoral tem início às 8h da sexta-feira e se estende até o meio dia do sábado e terá a assessoria do Padre João Paulo Araújo, da Diocese de Caruaru. A reunião do Clero, que antecede a Assembleia, será realizada na quinta-feira, dia 25, no Seminário Diocesano São João Maria Vianney.
Nenhum comentário:
Postar um comentário