O secularismo é uma realidade crescente nos Estados Unidos, e atualmente 34% dos jovens norte-americanos declaram-se sem religião. Esse é o resumo de uma recente pesquisa realizada no país.
O levantamento que indica que a população dos Estados Unidos segue o mesmo rumo da Europa foi realizado pelo Public Religion Research Institute (em tradução livre, “Instituto Público de Pesquisas Religiosas” – PRRI).
A média nacional do total de pessoas sem filiação religiosa é de 22%, mas em alguns estados, como o Oregon, esse percentual é de 37%.
Para os pesquisadores, esses números indicam que nos próximos anos a população dos Estados Unidos poderá se tornar majoritariamente de ateus, um contraste com a tradição e história do país, fundado por cristãos e estabelecido a partir de princípios bíblicos.
“[O] cenário religioso dos Estados Unidos está passando por uma transformação dramática”, disse Dan Cox, representante do PRRI, alertando que a mudança vai influenciar em questões culturais e políticas.
Outras mudanças significativas no cenário religioso do país estão sendo notadas pelo fato de que, aos poucos, os brancos estão deixando de ser a maioria entre os protestantes em geral, e que o catolicismo está cada vez maior no país, por conta dos hispânicos naturalizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário