terça-feira, 27 de maio de 2014

Diocese de Campina Grande reabre a Escola Diaconal


Atendendo a uma necessidade da Igreja Diocesana, foi iniciada no último sábado, dia 24, a Escola Diaconal da Diocese de Campina Grande. A escola, que passa a funcionar no Seminário são João Maria Vianney,  irá promover a formação dos candidatos ao diaconato permanente. Neste primeiro encontro, mais de 30 homens foram apresentados por seus párocos à equipe formativa. A formação completa dura, em média, 3 anos. Os Padres Assis Pereira, Raniery Alves e João Jorge foram designados por Dom Manoel Delson para acompanharem a Escola.

Os candidatos ao diaconato permanente precisam ser leigos que tenham uma atuação nos trabalhos paroquiais e devem ser, necessariamente, indicados por seus párocos. Neste momento inicial, eles passam por um período de formação chamado de propedêutico. Após este período, serão inscritos definitivamente na Escola Diaconal. Dom Manoel Delson explica que os diáconos fortalecem o sacerdócio na missão de cuidar do povo de Deus nas comunidades. “Os diáconos vêm para colaborar, para fortalecer a presença dos sacerdotes nas comunidades. Serão grandes colaboradores na evangelização, permitindo esta assistência mais imediata das pessoas principalmente nas paróquias maiores, onde as comunidades são muito distantes umas das outras, como é o caso da zona rural”, explica o bispo.

O Pe. Assis Pereira reforça a importância da presença dos diáconos permanentes na diocese. “Nós contamos com alegria, nestes dias que lembramos os 50 anos do Concílio Vaticano II, a restauração do diaconato permanente na diocese de Campina Grande. É um serviço que é prestado por homens casados que prestam seu serviço à Igreja através do sacramento da ordem do diaconato, no serviço da palavra, da mesa na liturgia, da catequese, mas sobretudo da caridade.” 

A diocese já contou com a Escola Diaconal na década de 60. Ela está sendo retomada após longos debates do clero com o bispo, que lembra que a diaconia está presente na história da Igreja desde o tempo dos apóstolos. Após esse primeiro encontro, os vocacionados ao diaconato permanente passarão e se encontrar com a equipe formativa uma vez por mês. Também serão feitas visitas nas respectivas famílias durante o processo formativo.

2 comentários:

  1. padre Carlinhos eu mora em puxinana inclusiva ja participei de missa sua aqui, o meu maior sonho e de ser diácono, confio, espero no senhor que vou realizar este meu sonho que e de ser exclusivamente de jesus cristo peço sua ajuda, sou guia de oficina, de oração pastoral do idosa, peço que o senhor mim abencai

    ResponderExcluir
  2. padre carlinhos, peço sua ajuda para eu ingressar na escola para formação de diacono sou aluno da escola de teologia popular da diocese de campina grande gosta saber se esse curso ajuda na formação para diacono que o meu maior sonho que pretendo realizar e de ser diacono,eu sue missionario,sue coordenador da pastoral da pessoa idosa sou guia de oficina de oração e vida, sou consagrado ao sagrado coraçao de jesus, quero mais e o senhor mim chama direto para que eu seja mais proxima dele confio e espero no senhor que eu vou ser diacono tenho 53 de idade e 27 de sasado tenho 4 filho e 5 netos .abroço que o senhor lhe abeocoe em sua missçao

    ResponderExcluir